Os Grupos : Grupo C

No passado dia 1 de Dezembro de 2017 realizou-se no Kremlin Palace, Moscovo, Rússia, o sorteio da fase de grupos do FIFA World Cup Russia 2018. Como nos moldes do grupo anterior, o grupo C foi também ele sujeito a sorteio limpo. De entre os cabeças de série, calhou em sorte à França encabeçar o grupo, fazendo-lhe companhia a Dinamarca, o Peru e a Austrália, ficando disposto da seguinte forma:

A monitor displays group C during the 2018 FIFA World Cup football tournament
Imagens: FIFA / AFP. Todos os Direitos Reservados.
Os jogos calendarizados para este grupo são os seguintes:


Jogo 5 - França vs Austrália
Kazan Arena, Kazan, 16 de Junho de 2018 - 13:00*

Jogo 6 - Peru vs Dinamarca
Mordovia Arena, Saransk, 16 de Junho de 2018 - 19:00*

Jogo 22 - Dinamarca vs Austrália
Cosmos Arena , Samara, 21 de Junho de 2018 - 16:00*

Jogo 21 - França vs Peru
Arena Yekaterinburg, Yekaterinburg, 21 de Junho de 2018 - 20:00*

Jogo 37 - Dinamarca vs França
Estádio Luzhniki , Moscovo, 26 de Junho de 2018 - 17:00*

Jogo 38 - Austrália vs Peru
Estádio Fisht, Sochi, 26 de Junho de 2018 - 17:00*


* Hora local das cidades em causa, sendo que pode variar de UTC + 1 para o caso de Kalinigrad a UTC + 5 para o caso de Yekaterinburg.


É um grupo claramente acessível para os Bleus. De orgulho ferido após terem perdido o UEFA Euro 2016 em casa, frente a Portugal, a França parte como uma das principais favoritas a vencer a competição. Didier Deschamps irá tentar, agora como treinador, o que conseguiu em 1998 como jogador. A equipa que conta, entre outros, com Mbappé e Antoine Griezmann irá ter pela frente a sempre complicada seleção dinamarquesa, que chega à Rússia para a sua quinta presença num Campeonato do Mundo, 8 anos depois. Apadrinhará também o regresso da seleção do Peru, ausente desde o Mundial de Espanha em 1982, e que tal como outras seleções, regressa pela porta grande ao convivio dos grandes. 

A completar o ramalhete, está o campeão asiático, a Austrália, que desde que mudou de confederação tem continuado a marcar presença assídua no Campeonato do Mundo da FIFA. Os Socceroos não falham uma desde 2006, e são um candidato a passar à fase seguinte a ter em conta.

O australiano Tim Cahill terá oportunidade , se for à Rússia e se marcar, de entrar para a história, como um dos muito poucos jogadores que conseguiram marcar em três edições consecutivas, sendo certa que esta será a última competição do avançado do Melbourne City, que tem já 38 anos, e uma carreira recheada, com maior visibilidade no futebol inglês e no Everton, onde jogou de 2004 a 2012.

Muitos dizem que este grupo é um dos mais fáceis, eu não concordo. Se por um lado , parece mais ou menos consensual que a França é incomparável a todas as outras seleções do grupo em qualidade, por outro lado, parece-me que quer Dinamarca, quer Peru, quer a Austrália têm possibilidades de passar. Será um grupo bastante animado, em que estas três seleções darão certamente o melhor que têm para passarem à fase a eliminar, quer até para bater o pé aos eleitos de Didier Deschamps, que têm um fraco historial em 2010 e 2014 e certamente não o irão querer repetir. 

Comentários