Os Grupos: Grupo A


No passado dia 1 de Dezembro de 2017 realizou-se, no Kremlin Palace, em Moscovo, Rússia, o sorteio final da fase de grupos do Campeonato do Mundo FIFA de 2018. O país anfitrião da competição, colocado na posição A1, ficou a conhecer os adversários na primeira fase da competição, Egito, Arábia Saudita e Uruguai, cujo sorteio determinou que seriam dispostos da seguinte forma:

A monitor displays Group A
Imagens: FIFA / AFP . Todos os Direitos Reservados.

Os jogos calendarizados para este grupo são os seguintes:

Jogo 1 - (Jogo de abertura) : Rússia vs Arábia Saudita 
Estádio Luzhniki, Moscovo, 14 de Junho de 2018 - 18:00 *

Jogo 2 - Egito vs Uruguai
Estádio Ekaterinburg, Yekaterinburg, 15 de Junho de 2018 - 17:00*

Jogo 17 - Rússia vs Egito
Estádio Krestovsky , São Petersburgo, 19 de Junho de 2018 - 21:00*

Jogo 18 - Uruguai vs Arábia Saudita
Rostov Arena - Rostov-on-Don, 20 de Junho de 2018 - 18:00*

Jogo 33 - Uruguai vs Rússia
Cosmos Arena, Samara, 25 de Junho de 2018 - 18:00*

Jogo 34 - Arábia Saudita vs Egito
Volgograd Arena, Volgograd, 25 de Junho de 2018 - 18:00*


* Hora local da cidade em causa, que pode ser de GMT +1 no caso de Kalinigrad, a GMT + 5 no caso de Yekaterinburg, consoante os casos. Por exemplo:
Kalinigrad : UTC +1 ;
Moscovo, São Petersburgo, Rostov-on-Don, Samara, Nizhnyi Novgorod, Saransk, Kazan, Volgograd e Sochi : UTC +3
Samara : UTC +4
Yekaterinburg : UTC+5



É um grupo que vai pôr à prova a Rússia, o anfitrião da prova, e com a segunda participação consecutiva na competição com dois países árabes, ambos de regresso após ausências prolongadas, e ao Uruguai, presente na prova desde 2010. 


Os russos vão querer fazer em casa uma melhor figura que a que deixaram no Brasil, em 2014, quando caíram na fase de grupos. A Arábia Saudita, ausente desde 2006 (e não 2010 como erroneamente indiquei no artigo anterior), regressa ao convívio dos grandes, e pela porta grande, cabendo-lhe a honra de protagonizar o jogo inaugural da competição, algo inédito na história do país situado no Médio Oriente.

A fazer-lhe companhia está a também regressada seleção do Egito, de Mohammed Salah, afastada do Campeonato do Mundo desde 1990, em Itália, e que chegou à Rússia graças aos golos do avançado de 25 anos do Liverpool, que se sagrou o segundo melhor marcador da fase de qualificação com 16 golos, ex-aequo com Robert Lewandowski (Polónia) e Ahmed Khalil (Emirados Árabes Unidos). Outro recorde que pode ser batido pelo Egito, é o facto de Essam El-Hadary, o veteraníssimo guarda-redes egípcio que joga no Al-Taawon, poder chegar à Rússia com 45 anos de idade, ultrapassando Faryd Mondragón, que apareceu em 2014 com 43 anos e 3 dias de idade.

O Uruguai, primeiro campeão do Mundo, tenta em 2018 confirmar os pergaminhos que os levaram aos excelentes resultados de 2010 e 2014 e tenta ir em busca de um inédito terceiro título, numa equipa que quanto a mim, marcará o fecho de um ciclo. Poderá ser este o último Campeonato do Mundo de jogadores como Maxi Pereira, Cristian Rodríguez e Edinson Cavani, todos já com mais de 30 anos, e quererão por isso, fazer um brilharete na Rússia, e trazer o caneco para o Uruguai.

Na minha opinião, o grupo está bastante aberto, sendo que Uruguai e Rússia são os claros favoritos à passagem à próxima fase, muito embora há que ter atenção ao Egito, uma seleção com muitos valores seguros, e jovens a despontar em grandes clubes europeus, que vai certamente dar um grande colorido a este grupo. Já a Arábia Saudita, mesmo estando atualmente muito mais forte que em 2006, parece-me não ombrear em qualidade com os três outros adversários, cabendo-lhe provavelmente a missão de tentar retirar pontos a algum dos favoritos.

Comentários