JOGO 3 : Portugal VS Espanha

Primeira Fase

Jogo 3 - Grupo B

15 de Junho de 2018 - 19h00 GMT+1

Estádio Fisht, Sochi, Rússia
Assistência : 43.866 Espetadores

Imagem relacionada






3-3



     Portugal                                           Espanha

- Cristiano Ronaldo (4')                                                                           - Diego Costa (24')
- Cristiano Ronaldo (44')                                                                         - Diego Costa (55')
- Cristiano Ronaldo (88')                                                                         - Nacho (58')


Ao intervalo : POR 2-1 ESP


Arbitragem : Gianluca Rocchi (Itália)
Assistentes : Elenito di Liberatore (Itália) e Mauro Tonolini (Itália)
4º Árbitro : Riyuji Sato (Japão)

VAR: Massimiliano Irrati (Itália)
VAR Assistentes: Paolo Valeri (Itália), Carlos Astroza (Chile) e Daniele Orsato (Itália)

Onzes Iniciais:

POR: Rui Patrício; Cédric Soares, Pepe, José Fonte e Raphaël Guerreiro ; João Moutinho e William Carvalho; Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes; Cristiano Ronaldo - 4x2x3x1

Selecionador: Fernando Santos (POR)

ESP: David de Gea; Nacho, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets e Koke; David Silva, Andrés Iniesta e Isco; Diego Costa

Selecionador - Fernando Hierro (ESP)

Fonte: FIFA.com


Substituições:

POR: Bruno Fernandes por João Mário (68') ; Gonçalo Guedes por Ricardo Quaresma (69') e Bernardo Silva por André Silva (80')

ESP: Andrés Iniesta por Thiago Alcântara (70'), Diego Costa por Iago Aspas (77') e David Silva por Lucas Vázquez (86')


Podes ver todas as estatísticas do jogo aqui.



Sol, Praia, Inverno e Cor. Tudo numa só cidade. Situada no sul da Rússia na costa do Mar Negro e com 143 km de extensão, Sochi é a capital balnear da Rússia, e apresenta-se aos adeptos de futebol com a sua sala de espetáculos desportiva, o fantástico Estádio Fisht com vista para o Mar Negro, que lhe fica a 200 metros. 

Quis o sorteio que fosse neste estádio que o primeiro grande jogo deste Campeonato do Mundo tivesse lugar, juntando os dois últimos campeões europeus, num duelo de vizinhos. O atual campeão europeu , Portugal tenta dar o primeiro passo para o sonho da conquista do campeonato do Mundo, à semelhança de França em 1998 e 2000, frente à sua vizinha e eterna rival Espanha. De um lado, Cristiano Ronaldo e companhia. Do outro, uma constelação em renovação, mas em alvoroço depois da saída repentina de Julen Lopetegui. Fernando Santos resolveu deixar Quaresma no banco, guardando-o como arma secreta para os ultimos minutos, optando pelos extremos Gonçalo Guedes e Bernardo Silva, com Bruno Fernandes a servir de veio para Cristiano Ronaldo. No caso de Espanha, Fernando Hierro decidiu em vez de jogar com os habituais dois avançados, Diego Costa e Rodrigo, resolve apenas levar o avançado do Atlético de Madrid, com Isco a servir de Médio Ofensivo central.


As três equipas perfilam no relvado do Estádio Fisht. Foto FIFA.com / Getty Images

As duas equipas entraram bem no jogo, a querer conquistar o seu espaço, com Portugal a ditar a velocidade do jogo, não deixando a Espanha fazer o que sabe bem fazer, temporizar, ter bola, arrefecer o ritmo estonteante que os portugueses estavam a exercer. Naturalmente, Portugal acaba por beneficiar de um penálti aos 3', fruto de uma falta de Nacho sobre Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do Mundo, na conversão do castigo máximo, não perdoa e inaugura o marcador em Sochi para o campeão europeu, arrancando também para uma das suas melhores exibições de sempre na Seleção Portuguesa, e no campeonato do Mundo.

Cristiano Ronaldo (7) festeja o primeiro dos três golos que marcou frente à Espanha. Foto FIFA.com / AFP

O golo do português teve um efeito despertador na até então atordoada seleção de Espanha. A seleção roja ficou de facto muito mais acertada, e organizada, com Koke e Busquets a liderarem as transições, Silva e Iniesta a pautarem o ponto criativo, e tentar chegar mais bolas para Diego Costa. O hispano-brasileiro ameaçou ainda por duas vezes a baliza de Rui Patrício sem grande perigo, mas aos 24'. não perdoou, após uma brilhante jogada individual, que troca as pernas a Pepe e José Fonte antes de fuzilar a baliza de Rui Patrício. Estava estabelecido o empate no dérbi ibérico. Na sequência do lance fica a dúvida se existe falta sobre Pepe, por Diego Costa. No entanto o árbitro não teve dúvidas e validou o golo.

Rui Patrício acaba de ser batido por Diego Costa, com os protestos de Pepe. Foto FIFA.com/Reuters

Diego Costa queria mais, muito mais. 4 minutos depois do golo do empate, a serviço de Busquets, desfere um remate potentíssimo à trave da baliza de Rui Patrício, que toca na linha de golo mas não a ultrapassa. Calafrios para os campeões europeus! 

O jogo continuou dividido até que aos 44', Portugal vai chegar à vantagem de novo. Cristiano Ronaldo, num contra ataque faz um remate aparentemente fácil para David de Gea, no entanto este não consegue segurar e a bola acaba dentro da baliza espanhola. Um frango do tamanho do Mundo, uma das maiores fragilidades de De Gea, no entanto com muita infelicidade!

A segunda parte começa com uma abordagem totalmente diferente por parte de Espanha, que vem mais organizada e mais focada em explorar as fragilidades defensivas de Cédric e Raphaël. E foi assim que aos 55' Diego Costa bisa na partida: Contra ataque rápido pela direita, com David Silva a dar para Diego Costa que á boca da baliza, fuzila Rui Patrício. Empate justo, digno de final do Campeonato do Mundo. As preocupações para Fernando Santos continuaram, quando 3 minutos depois, Nacho com um remate fantástico de fora da área, coloca a Espanha em vantagem pela única vez neste jogo. Rui Patrício bem voou, mas nada pôde fazer. Provavelmente o melhor golo da carreira do lateral do Real Madrid!!


673723223_975513916
Diego Costa e Nacho viram um 2-1 para 3-2 em 3 minutos. Fotos FIFA.com / AFP / Getty Images

Fernando Santos troca então Bruno Fernandes, a fazer um jogo fraco, por João Mário e Gonçalo Guedes por Ricardo Quaresma, para dar mais opções no ataque a uma seleção que apenas tem um ponta de lança, André Silva. Por seu lado, Fernando Hierro ia apenas fazendo troca por troca, para refrescar as posições principais, nomeadamente com a saída de Diego Costa para a entrada de Iago Aspas. Mas foi o espanhol que ia causando mais um momento de perigo ao aparecer no frente a frente de Rui Patrício, mas o guarda redes nascido em Leiria foi imperial e acabou com o perigo.

Os minutos foram avançando rapidamente até que aos 88' há uma carga de um defesa espanhol sobre Quaresma em posição praticamente frontal à baliza de De Gea. Em posição frontal, Cristiano Ronaldo faz uso do seu pontapé livre mundialmente famoso e vai colocar a bola no canto superior esquerdo da baliza do guarda-redes do Manchester United. que ficou pregado ao relvado. Simplesmente Fantástico!! Digno do melhor jogador do Mundo! Hat-trick e a melhor exibição de sempre de CR7 na seleção Portuguesa!
1652772790_975523562
Cristiano Ronaldo marca de livre direto e empata a partida, estabelecendo o resultado final em 3-3, um dos jogos mais loucos de sempre de um Campeonato do Mundo, o melhor de todos até agora. Foto FIFA.com/Getty Images

O final da partida surgiu pouco depois, por Gianluca Rocchi. Portugal e Espanha protagonizaram um dos melhores jogos de sempre em Campeonatos do Mundo, Cristiano Ronaldo entra na história com um hat-trick pela seleção, Espanha consegue afastar os fantasmas da saída de Lopetegui e ambas dão boas indicações para o que se segue no FIFA World Cup. Empate justíssimo!

Portugal ainda procura o seu espaço, mas notam-se melhorias face á equipa que ganhou o Euro 2016 em França.

O Grupo B tem o surpreendente Irão a liderar, seguindo-se Portugal e Espanha, ambas com 1 ponto. A infeliz seleção Marroquina tem 0 pontos, mas continua perfeitamente na luta. Este será um dos melhores grupos deste torneio!

Continua a seguir-me, rumo a Moscovo!!

Fonte: FIFA.com

Comentários